Marcadores

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Dicionário do casamento


É normal encontrar em blogs, sites e revistas especializados em casamentos, termos que não são muito comuns no nosso dia a dia, sendo assim segue alguns deles e seus significados...



Mini wedding: "mini casamento" é um casamento mais íntimo para os amigos e familiares mais próximos o número de convidados varia entre 20 a 80 pessoas, pode ser uma boa opção para que quer economizar, por outro lado alguns casais que optam pelo chic e acabam gastando mais até do que um festa tradicional.





DIY: É a abreviatura de Do It Yourself que traduzindo significa "Faça você mesmo". Essa tendência veio mesmo para ficar, muitas noivas E... noivos (rsrs) estão colocando a mão na massa e fazendo as lembrancinhas, convites, alguns itens de decoração, entre outros, o que deixa a festa ainda mais com a cara do casal.
é a abreviação de “do-it-yourself”, ou seja, a equivalência em português é “faça você mesmo”. - See more at: http://www.influx.com.br/blog/2012/08/02/o-que-significa-diy-dica-de-ingles/#sthash.ww8FH2As.dpuf
é a abreviação de “do-it-yourself”, ou seja, a equivalência em português é “faça você mesmo”. - See more at: http://www.influx.com.br/blog/2012/08/02/o-que-significa-diy-dica-de-ingles/#sthash.ww8FH2As.dpuf
é a abreviação de “do-it-yourself”, ou seja, a equivalência em português é “faça você mesmo”. - See more at: http://www.influx.com.br/blog/2012/08/02/o-que-significa-diy-dica-de-ingles/#sthash.ww8FH2As.dpuf
é a abreviação de “do-it-yourself”, ou seja, a equivalência em português é “faça você mesmo”. - See more at: http://www.influx.com.br/blog/2012/08/02/o-que-significa-diy-dica-de-ingles/#sthash.ww8FH2As.dpuf




Freebies: São conjuntos de artes digitais que podem ser baixados da internet para imprimir e usar por exemplo em scrapbooks, tem kits para festas infantis e ainda identidade visual de casamento com toda papelaria.


Pré wedding: É um ensaio fotográfico do casal feito antes do casamento, em estúdio ou externo, em um lugar que tem algum significado para o casal ou é simplesmente bonito mesmo, as fotos podem ser utilizadas em quadros, banners e filmes da festa ou utilizada para fazer o save the date, entre outras diversas opções.




Save the date: "Salve essa data", é um pré convite que deve ser enviado de 4 a 6 meses antes do casamento para que os convidados principalmente de fora da cidade possam se planejar melhor. O save the date pode ser uma foto enviada por email, um cd, um calendário, um marca páginas, enfim, basta ter os nomes do casal e a data do casamento.





Just married: Significa Recém-casados! É utilizado em placas, nas cadeiras dos noivos, escrito no vidro do carro do casal, etc.







RSVP  É uma expressão francesa "Repondez S'il Vous Plait" (responder, por favor) (confirmação de presença). Esse serviço pode ser feito pelo cerimonialista ou através do site do casal, que coloca essas siglas no convite junto ao endereço do blog/site, ou a um número de telefone. 






Trash the dress- Mais uma moda americana que chegou para ficar, significa sujar ou estragar o vestido de noiva, é um ensaio fotográfico feito depois do casamento, normalmente em um ambiente mais rústico com terra, rios, cachoeiras e os resultados são incríveis.





Brunch - significa Breakfast (café da manhã) + Lunch (almoço), ou seja é uma mistura das duas refeições e o horário para ser servido é entre 10h00 e 14h00, aproximadamente.






Naked Cake- que significabolo pelado”, são bolos sem cobertura e normalmente com várias camadas enfeitados com frutas frescas.






 

Lilás a cor de 2014

Como de costume a Pantone uma empresa especialista em cores, elege a cor do ano, em 2013 foi o verde esmeralda e agora o Lilás é cor da vez. O nome exato da cor é Radiant Orchid, um roxo clarinho puxado para o rosa, ou vice versa, o importante é que a cor é linda, e já está presente em muitas vitrines.

Como aplicar essa cor no seu casamento? Pode ser na decoração com rosas e orquídeas, no seu buquê de lavandas ou na make, sapato, unhas, enfim, as opções são inúmeras e lindas, mas cuidado para não abusar e deixar seu casamento monocromático. Segue algumas imagens para te inspirar...



Melhor mês para casar

 Hoje vamos analizar as vantagens e desvantagens de cada Mês, são dicas importantes e que devem ser consideradas na hora de marcar a data do casamento. 



Janeiro

Vantagens: O primeiro mês do ano é um dos menos procurados para festas de casamento. Por isso, buffets e igrejas ficam com mais datas disponíveis. “É o melhor mês para colocar em prática a arte da pechincha”, recomenda a organizadora de eventos Aninha Maya, de São Paulo.
Desvantagens: O calor excessivo pode trazer desconforto para os convidados. “Em cidades menores, nesse período há alguns serviços que estão fechados, dificultando um pouco a vida do casal”, lembra a consultora Rose Quadros, de Belo Horizonte. Outro problema de se casar nesse mês está na lua de mel: a altíssima temporada leva os preços lá para o alto.

 
Fevereiro
Vantagens: É o mês da angélica, flor com aroma que atrai muitas fãs. As flores tropicais também estão em sua melhor fase. Quanto às chuvas, tire proveito e presenteie os convidados: distribua guarda-chuvas como lembrança na entrada da cerimônia. Desvantagens: É um mês de chuvas fortes e frequentes. Se for casar ao ar livre, é preciso tomar todas as providências para não ser pega de surpresa pelas tempestades. O calor nessa época ainda está bem forte também. Não deixe o ar condicionado em segundo plano. “Cuidado para não marcar a festa para o Carnaval, pois muitas pessoas viajam e você corre o risco de ter um casamento com poucos convidados”, lembra Rose. Em 2012, a folia cai no dia 21 de fevereiro. 


Março Vantagens: Sonha com uma decoração repleta de orquídeas? “Esse é o melhor mês para tê-las lindas e com preços mais baixos”, conta Aninha. Em março o calor já começa a dar uma trégua e o desconforto por conta das roupas de gala diminui. 
Desvantagens: Nesse mês ainda chove muito. Além das precauções em relação a coberturas, é preciso pensar no alto índice de falta de energia. Considere a locação de um gerador para não correr o risco de ficar às escuras no seu grande dia.

Abril
Vantagens: Este é o melhor mês para se casar no Brasil. As chuvas acabam e o mês não é tão concorrido como maio, setembro e dezembro. “Se você pretende se casar ao ar livre, essa deve ser sua primeira opção”, garante Rose. A temperatura amena é outra vantagem – o calor foi embora e o frio ainda não deu as caras.
Desvantagens: O valor das flores começa a subir. Uma boa saída é pedir para o decorador encomendá-las em fevereiro.

Maio
Vantagens: Embora seja conhecido como o “mês das noivas”, maio já não é mais a época com mais casamentos. Segundo o IBGE, o mês fica só em sexto lugar no ranking. Por isso você não deve ter grandes dificuldades para reservar a data em buffets e igrejas. E as temperaturas amenas ainda permanecem.  

Desvantagens: “É um tiro no pé casar até 15 dias antes ou 15 dias depois do Dia das Mães. As flores ficam cerca de 200% mais caras”, diz o banqueteiro e organizador de festas Renato Aguiar, de Ribeirão Preto (SP). Em 2012, a data cai em 13 de maio.
 
Junho
Vantagens: Fãs de tulipa fazem a festa nesse mês e a gipsófila (chuva de prata) também está linda, dando um ar romântico e delicado às decorações. O friozinho é comemorado pelos homens, que se sentem mais à vontade com os ternos e fraques.  

Desvantagens: O frio está chegando ao País, por isso não se esqueça de providenciar aquecedores em locais abertos. “Espalhe mantinhas em cestas de vime pela festa. Fica um charme!”, sugere Aninha.


Julho
Vantagens: Além das tulipas das mais variadas cores, você pode abusar também de hortênsias e copos de leite. As comidas e bebidas podem ser um pouco mais fortes e saborosas, com menos risco de causar indigestão nos convidados. Inclua no coquetel de boas vindas um caldinho quente e welcome drinks.
Desvantagens: O frio está no auge, mas não deixe que ele estrague sua festa. Aproveite para distribuir uma lembrancinha que as mulheres vão adorar: pashminas. “Elas são lindas, protegem as mulheres e os convidados se sentem prestigiados com o presente”, diz Rose.

Agosto
Vantagens: Por conta de superstições, poucas noivas escolhem agosto. Eis outra oportunidade de pechinchar. Alguns serviços ficam realmente mais baratos nesse mês. “O copo de leite está mais lindo do que nunca e a íris permanecerá por pouquíssimo tempo, por isso aproveite”, sugere Aninha.
Desvantagens: Levar as superstições a sério. "Agosto, mês do desgosto"
 

Setembro
Vantagens: A temperatura nesse mês é uma das mais agradáveis e o começo da primavera deixa as flores belíssimas.

Desvantagens: Os especialistas garantem que setembro é o novo maio. E realmente o mês tomou o posto de queridinho das noivas. “Ficou inflacionado se casar em setembro”, conta Renato. As datas se esgotam em um piscar de olhos. “Portanto, prepare-se com bastante antecedência para conseguir os fornecedores que deseja”, aconselha Rose.
s2 ( Escolhemos esse mês! Meus pais e meus avós por parte de pai se casaram em setembro. Por ser muito disputado ficamos com medo de não encontrar datas e fornecedores disponíveis, então começamos a organizar tudo com antecedência) 
 
Outubro
Vantagens: É o auge da primavera e perfeito para quem prefere climas mais quentes sem os riscos das chuvas frequentes. “É o mês das frésias das mais diversas cores e dos lírios a preços mais acessíveis”, explica Aninha.

Desvantagens: Os buffets de alto padrão são concorridíssimos em outubro, porque quem não consegue data em setembro acaba marcando para o mês seguinte. Fique de olho na semana do Dia das Crianças para marcar a lua de mel, pois alguns destinos mais familiares ficam lotados e, por conta da alta procura, os preços sobem.

Novembro
Vantagens: Para quem sonha com um casamento com ares provençais, esse é o mês das lavandas. O clima de final de ano e a primeira parcela do décimo terceiro são incentivos para marcar a data nessa época. 

Desvantagens: A preocupação com as chuvas volta a tirar o sono das noivas que querem uma festa ao ar livre. Não economize com a cobertura. O calor geralmente também está de volta, deixando os convidados menos confortáveis.
 
Dezembro
Vantagens: Segundo o IBGE, dezembro é o mês no qual acontecem mais casamentos. O décimo terceiro já está na conta e a maioria das pessoas tem mais facilidade para tirar alguns dias de folga e sair em lua de mel. Em relação às flores, as rosas ficam especialmente belas nessa época, apesar de serem produzidas durante o ano inteiro.

Desvantagens: As chuvas fortes não dão trégua, por isso prefira um salão fechado. “Os preços de mão de obra e de produtos em dezembro tendem a subir por conta das festas”, diz Aninha. Dê uma maior atenção à maquiagem que será usada, pois a maioria derrete com o calor. E reserve a data junto aos convidados com bastante antecedência, pois as agendas em geral ficam mais lotadas com confraternizações e feriados. 


Conteúdo original: http://delas.ig.com.br