Marcadores

domingo, 29 de setembro de 2013

Cronograma ou Checklist do CASAMENTO.


Como primeiro post resolvi falar sobre cronograma ou checklist do casamento, afinal planejamento é tudo, eu comecei a planejar meu casamento com mais de 2 anos de antecedência rsrs... é muito tempo eu sei, alguns fornecedores fazem o orçamento no máximo 1 ano antes, mas há outros que fazem uma projeção dos valores e passam. Eu acredito que o ideal é planejar pelo menos 12 meses antes da data, assim você consegue reservar a igreja, o salão dos seus sonhos, ser organizar financeiramente, se dedicar a fazer algumas coisas como, por exemplo, as lembrancinhas, visitar vários fornecedores, enfim, ter um controle maior da situação. É necessário ressaltar a importância do noivo na hora de analisar e dividir as tarefas do cronograma, nesse tempo de namoro e noivado eu percebi que não é todos os assuntos que ELE se interessa e não é por mal é coisa de homem rsrs.. . Sendo assim, o que eu acredito ser essencial a participação dos 2 eu coloquei um s2, ok? Então vamos lá:
12 meses antes:
-Marque a data s2;
-Decida o orçamento da festa s2;
-Contrate uma assessora (cerimonialista), caso você ache necessário, para ajudar na organização do casamento;
-Defina o estilo da cerimônia (diurno, noturno, religioso) s2;
-Escolha e reserve a igreja
s2;
-Monte uma planilha com todos os serviços necessários;
-Faça uma pasta para salvar todas as imagens que você possa usar como referência; 
-Comece a lista de convidados
s2;
-Visite e reserve o lugar para a festa
s2;
-Inicie a montagem do enxoval;

11 meses antes:
-Visite lojas e ateliês para escolher seu vestido;
-Faça um check-up de saúde (Exames pré-nupciais, dermatologista, dentista)
s2;
-Entre em contato com os fornecedores (fotógrafos, cinegrafistas, músicos, decoradores, gráficas, buffet, doceiras, peça orçamentos detalhados. Avalie os portfólios  e prove o que poderá ser servido).

10 meses antes:
-Feche todos os serviços necessários: DJ ou banda, buffet, doces, decoração, foto, filme, estacionamento e segurança s2;
-Escolha o destino da lua-de-mel s2.

9 meses antes: 
- Escolha seus padrinhos, daminhas e pajens s2;
-Termine a lista de convidados, com nomes e endereços
s2;
-Caso for fazer algum DIY (faça você mesma) comece a planejar;
-Pesquise os convites, itens de papelaria e identidade visual para seu casamento.

8 meses antes:
-Verifique a documentação necessária para o casamento civil s2;
-Faça uma lista com as músicas favoritas s2;
-Compre as lembrancinhas, caso você mesma não for confeccionar (DIY). 
 
7 meses antes: 
-Defina o cardápio s2;
-Encomende o bolo;
-Faça orçamentos do dia da noiva;
 
6 meses antes:
-Compre as alianças e grave os nomes s2;
-Faça a encomenda da papelaria (convite, cartão de agradecimento, menu, plaquinhas) s2;
-Junto as amigas planeje seu chá (chá de cozinha, chá bar ou chá de lingerie);
-Envie o save the date;

5 meses antes:
- Contrate um calígrafo para subscrever os convites;
-Faça a primeira prova do vestido;
-Escolha o sapato;
-Faça a lista de sugestões de presentes s2.

4 meses antes:
-O noivo deve definir seu traje (terno, fraque, Smoking) s2;
-Determine a roupa para as daminhas e os pajens; 
-Compre a almofada das alianças e o topo do bolo;
-Contrate uma cerimonialista só para o dia, caso você não tenha contratado uma para a organização completa.

3 meses antes:
-Faça a lista de presentes do se chá;
-Dê entrada na documentação do casamento civil s2;
-Faça um pré-wedding (sessão de fotos com os noivos antes do casamento) s2;
-Reserve o local da noite de núpcias.

2 meses antes:
-Entregue todos os convites s2;
-Defina seu penteado, acessórios e maquiagem;
-Entregue pessoalmente os convites para padrinhos e pais de daminhas e pajens
s2;
-Encomende o buquê e as flores das lapelas do noivo, pais e padrinhos;
-Escolha o carro para o dia s2

1 mês antes:
-Confirme todos os horários que marcou: cabeleireiro, dia da noiva etc. 
-Faça o teste de cabelo e maquiagem se possível prove junto o vestido, e os sapatos;
-Confirme as reservas da lua-de-mel, hotel e passagens;
-Entregue para sua assessora (cerimonialista) a cópia de todos os contratos dos fornecedores, para que no dia do casamento ela possa verificar se tudo entregue na festa está de acordo com o contratado;
-Faça uma reunião com a assessora/ cerimonialista para revisar o roteiro do casamento s2;
-Faça o layout das mesas, caso queira identificar as mesas com suas respectivas famílias s2.

15 dias antes:
-Se tiver contratado o serviço de RSVP (confirmação de presença), este deve ligar para os convidados para fazer a contagem dos confirmados;
-Informe o número de convidados confirmados ao local do evento, buffet, decoradora;
-Use o sapato do casamento para amaciá-los um pouco;
-Cheque a mudança de nome nos documentos
s2.

1 semana antes 
-Durma e alimente-se bem, prefira alimentos não gordurosos, beba muita água para manter sua pele bonita e hidratada s2;
-Verifique se todos os horários e itens da festa e cerimônia estão corretos;
-Faça a última prova do vestido;
-Informe aos pais, padrinhos, daminhas e pajens o horário que devem chegar ao local da cerimônia, protocolos, ordem de entrada e posição no altar s2
-Faça as malas para lua de mel s2.

No dia do casamento:
-Durma e alimente-se bem;
-Chegue com no máximo 15 minutos de atraso na cerimônia;  
-Preocupe-se em sorrir e estar linda. Divirta-se! Fale com todos, beije, abrace e dance... afinal é o dia mais feliz da sua vida
s2!

Após a Lua-de-mel:
-Organize os presentes e troque-os se for necessário s2;
-Envie os cartões de agradecimento para todos os convidados, agradecendo a presença na festa e o presente recebido s2.